Metodologia PER
A realização das atividades do Projeto PAI prevê uma metodologia em três momentos: O aluno, com a mediação do professor.
PREPARAÇÃO DA ATIVIDADE
O que tenho que fazer nesta...
Metodologia PER
A realização das atividades do Projeto PAI prevê uma metodologia em três momentos: O aluno, com a mediação do professor.
PREPARAÇÃO DA ATIVIDADE
O que tenho que fazer nesta atividade?
Como vou fazer esta atividade?
É um momento de planejamento mental.
EXECUÇÃO DA ATIVIDADE
O aluno, sozinho ou com seus colegas: Realiza/realizam a atividade de acordo com o que planejou/ planejaram.
REFLEXÃO SOBRE A ATIVIDADE
O aluno, com a mediação do professor e/ou dos colegas: Fiz o que foi pedido? Como fiz o que foi pedido?
O objetivo do projeto é desenvolver a autonomia do aluno, fazendo-o utilizar as posturas desenvolvidas nessas sessões do PAI, a fim de ensiná-lo a pensar. A metodologia pode ser utilizada de forma integrada ao trabalho com diversas áreas do conhecimento. Propostas adequadas às diferentes fases dos estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Promove a internalização dos processos com séries de atividades em níveis crescentes de dificuldades, contribuindo para a retomada, a sistematização e a fixação das competências e habilidades.
Atividades desafiadoras são apresentadas de maneira lúdica.